Não há dúvida que Game of Thrones é uma série que conquistou o mundo e é uma das produções que mudou o olhar da crítica em relação à televisão. Conteúdo de qualidade, mega produção, trama épica, roteiro afinado, caracterização e cenários deslumbrantes. Um dos meus primeiros textos no TagCultural foi sobre a produção de locação e a prática do reperáge. Entretanto, GoT precisa e merece mais que um parágrafo. Dando continuidade ao post Do Pacífico ao Mediterrâneo – Os Famosos cenários do cinema e da TV , farei hoje um roteiro de viagem para os fãs da série, mas também para todos os amantes de lindos cenários medievais desconhecidos.

Westeros não é um país e sim, um continente. Composto por 7 reinos: North, Moutain and the Vale, Isles and Rivers, of the Rock, Stormlands, Reach e Dorne. Já Essos, é um continente vizinho com maior extensão. Onde fica situado locais como Braavos, Astapor, Meeren e Qart. Os dois continentes são separados pelo Mar Estreito. Pela diversidade geográfica do continente, a produção viaja a distintos pontos na Europa e África, em busca do cenário que melhor traduz as características de cada região.

Entretanto, vou me ater às cidades que estão próximas ao mediterrâneo, com um clima ameno, que já é suficiente para seu roteiro. A produção contratou uma ótima equipe de scout e encontrou às margens do mediterrâneo destinos quase desconhecidos e vilas medievais perfeitas para imprimir o universo Westeros. Só na Espanha, eles estiveram em 6 cidades de distintas regiões. 

Girona

Banys Arabes – Girona

 

Ao norte da costa mediterrânea na Espanha, próxima a cordilheira dos pirineus, está localizada Girona. Esta cidade catalã, muitas vezes, é ofuscada pela concorrida Barcelona. Praias, comida, natureza e parques compõem esse paraíso cenário da próxima temporada de GoT. O site Siete Reinos publicou um mapa com as locações utilizadas pela equipe. Entre as famosas ruas da cidade velha catalã, o famoso banho árabe e a praça da Catedral. Os especuladores afirmam que Girona será Braavos, já que o Banho Árabe foi cenário anteriormente.

Peñíscola

Na mesma costa, logo abaixo de Barcelona, há um pequeno vilarejo valenciano ou espanhamente denominado pueblo,  em Castellón de la Plana. Semana que vem inicia-se a rodagem de algumas cenas de Game of Thrones. Diz a lenda que o local seria a cidade de Castle Rock, de onde vêm os Lannisters; outras lendas dizem que faz parte de Dorne. Já o casting anunciado, entrega a tipologia de habitantes: figurantes negros. Então, que comecem as especulações… O que eu posso afirmar é: esse pequeno paraíso quase desconhecido no Brasil vai encantar qualquer viajante por sua arquitetura, história e natureza. Imagina um castelo numa montanha em alto mar? Ruelas cheias de bares e muralhas medievais?

Almería

almeria

Seguindo a costa, temos Almería uma cidade andaluza. A região sul da Espanha é conhecida por sua forte influência árabe na cultura e na miscigenação. Entretanto, o casting nesta cidade buscava o perfil escandinavo: loiros e altos. Almería é conhecida por suas praias paradisíacas e por ser perfeita para prática de esportes radicais. Inclusive, uma delas serviu de cenário para o último filme de Joseph Fiennes (sei disso, porque no dia que tentei ir a essa praia  a mesma estava fechada para a produção). Segundo o jornal local, em Almeria será Essos, e estão especulando a vinda de Emilia Clarke e Peter Dinklage (Khaleesi e Tyrion Lannister) para rodagem. Além disso, a produção solicitou autorização para rodar na Alcazaba de Almería e no Farol.  Ainda de acordo com a mesma fonte, também foram sondados locais como a praia selvagem Cabo da Gata para a nova temporada.

Córdoba

Puente_romano_y_mezquita

Ainda na Espanha, a produção rodou, em Sevilla, o Alcazár, dando imagem ao Palácio de Doran Martell. Já em Córdoba, utilizaram a ponte romana que também faz parte de Dorne. Córdoba ao contrário das demais cidades não tem o encanto de praias selvagens, porém sua herança muçulmana é grande. Foi a capital da ocupação árabe durante séculos. Após a recuperação da cidade por parte dos cristãos, os mesmos construíram uma igreja dentro da mezquita. #mustsee

Dubrovnik

des

Do outro lado do mediterrâneo, na Croácia, está o cenário mais familiar aos olhos dos espectadores e fãs da série: Kings Landing. A pequena Dubrovnik já é há 5 temporadas palco para esse espetáculo. Ao contrário das pequenas cidades espanholas, esta já tem seu tour GoT para os fãs. A produção utiliza as ruas da cidade velha, por exemplo. E se você quiser ver todas as locações, basta atender a esses tours.

E para finalizar, deixo aqui meus parabéns à equipe de produção de locação da série. Além de impecável, encontrou esconderijos desconhecidos do grande público e colocou pequenas cidades e vilas no mapa turístico mundial. Enquanto a nova temporada não chega, que tal um passeio pelos cenários de Westeros?

Thais Nepomuceno
Fã efusiva do cineasta Alexander Payne, cultiva um sonho cinematográfico: um dia, John Cusack aparecer na janela de seu quarto, segurando um boombox no alto, tocando "In Your Eyes" (assim como no filme "Say Anything"). Thais Nepomuceno é produtora cultural, com especialização em cinema. Durante um ano estudou produção cinematográfica na ESTC em Lisboa, onde produziu o curta-metragem “Chronos” da diretora portuguesa Joana Peralta. Antes de sua formação no exterior, Thais já havia colaborado em sites de cinema, participado de curadorias em cineclubes e estagiado na TV Brasil. Foi quando dirigiu e produziu o curta-metragem "A View To A Kill - the Director's Cut". O filme já participou de festivais universitários e exibições em cineclubes. Esta pequena produção, com custo zero, feito a partir da colaboração de seus amigos é uma grande brincadeira com os clichês do terror adolescente; auto-definido como freshy trashy movie. Atuou na coordenação de pós-produção da TV Globo e agora está realizando seu mestrado em Formatos e Conteúdos Audiovisuais, na Universitat de Valencia (Espanha). E não fale mal do Leonardo Dicaprio perto dela.

DÊ SUA OPINIÃO