Na aurora dos tempos o Homo sapiens parou de cuidar de sua vida e começou a pensar. Mas os pensamentos logo se revelaram uma grande chateação, e o homem passou a pensar em formas de não pensar. Assim foi criada a cultura pop. E milhares de anos depois, J. K. Rowling faria o mundo parar de pensar com Harry Potter.

Cientistas, filósofos, artistas, as grandes mentes de todas as idades do nosso planeta se dedicaram a debates acalorados. Com quem Hermione deveria ficar, Harry ou Rony? E qual a pronúncia certa de Alohomora? Grandes avanços em áreas inúteis foram feitos, mas mesmo assim eles só arranharam a superfície da perda de tempo.

Eu convido vocês, leitor e leitora, à questão fundamental. Aquela que mudará nossas vidas para sempre, e nos colocará numa rede infinita de estupor mental. Ir além do universo de Hogwarts e perguntar: Se a gente colocasse um personagem do Harry Potter numa luta contra um personagem de quadrinhos, quem venceria? Homem-Aranha ou Harry Potter? Hulk ou Rony Weasley? Garfield ou Luna Lovegood?

Preparem as apostas! Seus personagens favoritos, ou nem tanto, vão se digladiar no ringue do TagCultural! FIGHT!

 

harryvsspider

Homem-Aranha VS Harry PotterDois órfãos, e um deles vai encontrar os pais ao final da luta

De um lado Homem-Aranha, a identidade secreta de Peter Parker. Criado pelos tios bonzinhos, Peter Parker era só um CDF até ganhar poderes de uma aranha radioativa. Agora ele escala paredes, se pendura em teias, destrói muros com um soco e ainda possui o poder de encantar ruivas.

Do outro lado nós temos Harry Potter, o menino que sobreviveu, e somente para dar trabalho a todo mundo. Foi criado também pelos tios, muito bonzinhos e guerreiros por aguentar tamanho pentelho. É um dos bruxos mais promissores de Hogwarts, apesar de só saber dois ou três feitiços.

Harry tem aparente vantagem por ser capaz de lançar golpes a distância, com seus Estupefaça e Expelliarmus, mas para isso ele precisa acertar a mira. E diferente dos bruxos sedentários que enfrenta, todos com sério vício em cerveja amanteigada, o aracnídeo é uma mistura de ginasta com trapezista. Ele pode se mover com grande liberdade através de sua teia e ainda conta com o sentido de aranha que prevê qualquer ataque.

O humor apurado do Homem-Aranha é outra arma que pode ser efetiva contra a sensibilidade exagerada do xodó da Grifinória. Depois de algumas piadas sobre o tamanho da varinha, Harry estará chorando mais do que quando comeu feijãozinho sabor sovaco. E então será o momento certo para o Homem-Aranha dar o golpe final. Mas Harry possui uma carta nas mangas, um golpe especial. Expecto Patronum? Avada Kedavra? Não! Chamar Hermione, é óbvio.

A garota dos milhares de feitiços e péssimo gosto para homens não deixaria Harry desprotegido e entraria no ringue. Seria isso uma violação clara das regras da luta? Rá! A única regra das batalhas da cultura pop é que não há regras. Hermione facilmente manipularia as próprias teias do Aranha, prendendo-o para que Harry possa atingi-lo com seu pouco original Estupefaça.

A vida não é justa, Homem-Aranha.

Vai passar, vai passar.
Vai passar, vai passar.

 

hulkvsroney

Hulk VS Rony “O Menino que Sobrou” WeasleyO Gigante Esmeralda contra O Ruivo Coadjuvante

Bem, essa luta parece um caso perdido. Nós estamos falando do Hulk aqui, um monstro movido à radiação gama. Enquanto o Rony… bem, aparentemente a única coisa em que Rony Weasley pode vencer o Hulk é num concurso de careta. Ou numa partida de xadrez.

Mas claro, como Harry, o Rony pode apelar para o seu golpe especial: chamar Hermione! O problema é que Hermione provavelmente vai estar ocupada estudando para alguma prova, fazendo protesto contra a exploração dos elfos, ou ajudando o Harry.

Vamos encarar a verdade, Rony. Você é o estepe pra quando falta opção.

Existe, porém, uma única habilidade do Ron Ron capaz de superar qualquer um. Estamos falando do Vômito de Verme. Eu aposto que quando ver o Rony botando para fora o Slugulus Eructo (sim, eu olhei o feitiço na internet), nem o Hulk vai querer encostar nele. Rony ganha totalmente por desistência. Parabéns, Rony! É quando dá o pior de si que você se sai bem.

Tumblr_mlcf5awtQ71qb5c2jo8_r1_250

 

garfielvsluna

Garfield VS Luna LovegoodUm mata lasanhas, a outra mata conversas: um embate de titãs

Dois personagens que raramente são mostrados em movimento e que não desperdiçam sorrisos. Vou te dizer, acho que essa luta não seria boa de se ver não. Provavelmente Luna e Garfield ficariam se encarando por tempo indefinido. Pelo menos até Garfield dormir, ou Luna se distrair com alguma coisa brilhante que ela pense ser um animal raro. Um empate está de bom tamanho para essa disputa. E nem vem com essa de “Foi por isso que paguei o meu ingresso?”! Nós não devolvemos dinheiro! Saída à sua direita, por favor.

Para os que querem mais porrada, as lutas Potterianas no ringue do TagCultural terminam aqui, mas a cultura pop não dispensa briga. Há uma infinidade de personagens ridículos e grandiosos prontos para batalhar pela sua diversão. É para isso que eles foram feitos. Então, toda vez que tiver pensando sobre a sua vida e questionando a existência, apenas pergunte: Hagrid venceria o Fera dos X-Men? Snape seria páreo para Wandinha Addams? Dumbledore ooooouuu Dona Clotilde, a Bruxa do 71?

Nunca mais vai precisar se preocupar com outra coisa! E vai economizar um dinheiro com psicólogos.

Társio Abranches
Aluno com mais estrelas douradas na classe de alfabetização da Escola Cachinhos de Ouro, também sou formado em Rádio e TV e em Produção Editorial pela UFRJ, mas não com tanto louvor. Trabalho como revisor de livros, tenho um conto publicado pela Andross Editora, já fui crítico de quadrinhos do site O Grito e vez ou outra faço uma tirinha para confirmar que desenho mal. Você vai me ver falando sem parar sobre quadrinhos e suas páginas que misturam cultura pop, arte, vanguarda, conservadorismo e tudo que couber num balão de fala. Vou mostrar o que tem de melhor e o que tem de pior no mundo do gibi, então não se preocupe se você está por fora do assunto. Acompanhando a coluna você vai entender que tem quadrinho para cada um e que nem tudo é super-herói com cueca para fora da calça. E se você curte cueca para fora da calça, tem lugar para isso aqui também.

DÊ SUA OPINIÃO