Grandes nomes da dança serão homenageados em exposições durante o 33º Festival de Dança de Joinville. De 22 de julho a 5 de agosto o foyer do Teatro Juarez Machado recebe a exposição Figuras da Dança, organizada pela São Paulo Companhia de Dança e promovida em Joinville sob a coordenação de Darling Quadros. Na atividade, está prevista a exibição de 30 documentários do projeto Dança in Foco, e bate-papos com personalidades da dança que participam do projeto e estarão no Festival deste ano como professores ou jurados.

A exposição aborda a trajetória de Eliana Caminada, Ady Addor, Cecília Kerche e Jair Moraes. As exibições contarão com a presença dos próprios artistas, que comentarão os vídeos com o público.

O projeto Dança In Foco, dirigido por Darling Quadros, foi idealizado em 2010 com o objetivo de resgatar a história da memória da arte da dança no panorama cultural brasileiro sob uma proposta museográfica que reúne múltiplas linguagens. “No projeto Dança In Foco 2015, o ponto de partida são as vozes dos Figuras da Dança, nas quais podemos perceber vários sentidos e traços da memória desta arte, que continua viva no corpo e no imaginário de cada uma das pessoas que passar por esta exposição”, explica Inês Bogéa.

Já no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, também de 22 de julho a 1º de agosto, a crítica de dança Suzana Braga, falecida no ano passado, será homenageada durante com a exposição “Orbitações”, reunindo textos e imagens que fazem um recorte das suas relações com a dança, destacando sua atuação de pesquisadora e crítica especializada em dança.

Suzana foi bailarina, professora, crítica, produtora, diretora, coreógrafa e uma grande colaboradora do Festival de Joinville. Integrante do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi prematuramente afastada dos palcos devido a uma lesão. Fora da ribalta, ela desenvolveu uma carreira intensa à frente e nos bastidores de produções artísticas. Teve no balé, confessadamente, sua grande paixão, mas manteve um pé em outras danças, como o carnaval, respondendo pela comissão de frente de escolas de samba como Império Serrano e Salgueiro.

Foi professora no antológico Estúdio de Tatiana Leskova, em Copacabana, e também no prestigiado Teatro Tablado, de Maria Clara Machado. Exerceu a crítica de dança nos tempos áureos do “Jornal do Brasil”; entre 1976 e 1987, período em que teve como colegas de redação alguns dos nomes mais importantes da cena cultural do país, como o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. A escrita sobre dança foi sua atividade mais longeva. Além da colaboração para jornais, é autora de quatro livros: “Ana Botafogo, na magia do palco”, “Tatiana Leskova, uma bailarina solta no mundo”, “Palco da Sagração”, lançado em comemoração aos 30 anos do evento, em 2012; e “15 anos de Dança: Festival de Joinville”, publicado em 1998 – estes dois produzidos em parceria com o jornalista Joel Gehlen, que assina a organização desta exposição.

 

Programação Figuras da Dança

 

Dia 23 de julho (quinta-feira)

Exibição dos Figuras da Dança 2014

14h Jair Moraes

15h Eliana Caminada

16h Mara Borba

17h Paulo Pederneiras

 

Dia 24 de julho (sexta-feira)

Exibição dos Figuras da Dança 2013

14h Janice Vieira

15h Eva Schul

16h J.C Violla

17h Hugo Travers

18h Cecília Kerche

 

Dia 25 de julho (sábado)

Exibição dos Figuras da Dança 2012

15h Edson Claro

16h Lia Robatto

17h Marilene Martins

18h Ismael Ivo

 

Dia 26 de julho (domingo)

Exibição dos Figuras da Dança 2011

17h Célia Gouvêa

18h Ana Botafogo

 

Dia 27 de julho (segunda-feira)

Exibição dos Figuras da Dança 2010

12h Carlos Moraes

13h Márcia Haydée

14h Angel Vianna

15h Sônia Mota

16h Décio Otero

17h Figuras da Dança Comentado com Eliana Caminada, mediação de Inês Bogéa

 

Dia 28 de julho (terça-feira)

Exibição dos Figuras da Dança 2009

12h Luis Arrieta

13h Tatiana Leskova

14h Figuras da Dança Comentado com Ady Addor, mediação de Inês Bogéa

16h Antônio Carlos Cardoso

17h Hulda Bittencourt

 

Dia 29 de julho (quarta-feira)

Exibição dos Figuras da Dança 2008

12h Ady Addor

13h Marilena Ansaldi

14h Ivonice Satie

15h Penha de Souza

16h Ismael Guiser

17h Figuras da Dança Comentado com Cecília Kerche, mediação de Marcela Benvegnu

 

Dia 30 de julho (quinta-feira)

Figuras da Dança Comentado

13h Figuras da Dança Comentado com Jair Moraes, mediação de Marcela Benvegnu

 

DÊ SUA OPINIÃO