Apesar das mornas temperaturas, o final de semana no Rio será nublado e com chuvas no sábado. A praia não ser uma opção de lazer nesse sábado e domingo não será problema para os cariocas, já que a cidade está repleta de atividades culturais!

Hoje, dia 06, tem a estreia do novo filme de James Bond nos cinemas: 007 Contra Spectre. Outra opção audiovisual é o Festival Curta Cinema, que começou ontem e vai até o dia 11 de novembro com 280 opções de filmes nacionais e internacionais, sendo o México o país homenageado deste ano. O festival acontece em diversos lugares da cidade, incluindo Niterói. A programação completa você confere aqui.

Por falar em festival, existem mais 3 acontecendo que valem a pena serem conferidos. O primeiro é o Festival Panorama de dança contemporânea que acontece até o dia 15 de novembro, o segundo é o 3º festival gastronômico da CADEG que começou dia 30 de outubro e vai até 22 de novembro. Para o evento, 12 lojas criaram pratos novos e exclusivos à base de Bacalhau, oferecidos exclusivamente nos dias do Festival. Por fim, temos o último final de semana da FLUPP – A Festa Literária das Periferias que oferecerá palestras e debates interessantes, por exemplo, “Como samplear a si mesmo – A literatura na era da gameficação”. Não deixe de conferir a programação!

Para os que preferem uma exposição, a popular Castelo Rá-Tim-Bum ainda está rolando no CCBB e é uma ótima opção para as crianças. Se você prefere algo com menos filas, não deixe de conferir a última exposição da Casa Daros: Cuba — Ficción y fantasía. A mostra reúne 119 obras produzidas entre 1975 e 2008 por 17 artistas cubanos, cuja maioria vive e trabalha em Havana. Infelizmente, o termo “última exposição” não diz respeito apenas a ser a mais recente instalação do espaço, mas também a, literalmente, ser a última programação montada. A Casa Daros encerrará suas atividades como espaço cultural no dia 13 de dezembro. Por falta de verba e incentivo, o lugar foi vendido. Aproveite enquanto pode para visitar!

Outra coleção de exposições que merece uma visitação é a do MAR – Museu de Arte do Rio sobre fotojornalismo. O museu conta com três sobre o tema: Evandro Teixeira: a constituição do mundo; Ângulos da notícia – 90 anos de fotojornalismo do Globo; e Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960).

Para relaxar dessa maratona, neste domingo, em apresentação única, a orquestra Johann Sebastian Rio se apresenta na Cidade das Artes às 18h. A orquestra de câmara tem como objetivo de tirar o preconceito contra a música clássica, misturando a música com a dramaturgia e a dança. Um concerto imperdível e diferente de todos os que você já viu.

Querendo mais? Não deixe de conferir nossa Agenda Cultural.

DÊ SUA OPINIÃO