O Festival Internacional e Itinerante de Dança de Fortaleza – Fendafor, está em sua 15ª edição trazendo muitas novidades em relação às edições anteriores. Idealizado e dirigido exclusivamente por Janne Ruth, grande ícone na História da Dança no Ceará e influenciadora artística e cultural na vida de milhares de pessoas, bailarinos, artistas, coreógrafos, escolas, grupos, companhias, atores, dando-lhes a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e talentos para o mundo.

Bailarinos, grupos, escolas e companhias de dança de todo Brasil e outros países do mundo participam da Mostra Competitiva e Mostra de Dança, procurando oportunidades para a descoberta de novos talentos e a troca de experiência. O Fendafor além de ampliar o calendário cultural do nosso país, coloca o estado do Ceará entre os grandes Festivais Nacionais e Internacionais de Dança do Brasil. O objetivo principal é a formação pedagógica para bailarinos, pensadores e produtores culturais, bem como a circulação de espetáculos, cursos, palestras, vídeos, lançamento de livros, exposições e rodas de conversa em Fortaleza e nas cidades do interior do estado do Ceará. Abre um imenso e importante leque cultural por onde passa e aproveita a oportunidade para estampar sua principal bandeira: Uma política constante e transparente para a Dança no Ceará.

Desde sua primeira edição no ano de 2005 o festival vem seguindo sua tradição de trazer o melhor da dança contemporânea, clássica, moderna, folclórica e popular, com a participação de bailarinos e companhias de dança mais respeitadas do Brasil e do mundo, o Fendafor acontece tradicionalmente na última semana de junho e/ou primeira semana de julho respeitando o calendário nacional de festivais por todo o país. Tem como palco principal o centenário Teatro José de Alencar, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e palcos alternativos em shoppings, projetos sociais e escolas de dança de Fortaleza. Em 2014 o festival trouxe uma novidade em palco alternativo que foi sucesso e se repete este ano: o Mercado da Dança, que acontece ao ar livre no jardim do Teatro José de Alencar e conta com aulões de dança para bailarinos, familiares, visitantes e espectadores, bem como apresentações e divulgação de bailarinos, grupos e escolas. Encontramos também stands com venda de artigos de dança diversos, que não se encontram diariamente na cidade.

A Mostra Competitiva acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2015, recebendo bailarinos amadores, semi- profissionais e profissionais nas modalidades de Ballet Clássico, Dança Moderna Contemporânea, Jazz, Hip Hop, dentre outros estilos que se encaixam no estilo livre de dança (Dança do Ventre, Stilleto, Performances, Street Jazz, Folclore…), nas categorias Baby Class, Pré, Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil, Adulto e Avançado. Dentre os jurados estão grandes nomes da dança como: Sérgio Lobato (Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Mariza Estrela (Maitre de Ballet Clássico RJ), Gisela Vaz (Presidente da mesa jurada especial responsável pelas indicações e premiações especiais), Adriana Villela (Maitre de Dança-Belo Horizonte), Guivalde Almeida (Diretor e professor do curso oficial de ballet da Especial Academia de Ballet e diretor artístico e fundador da Cia. Brasileira de Danças Clássicas) e Leonardo Quintão (Foi bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, bailarino convidado no Teatro Nacional de Santiago do Chile, Solista da Companhia de Bailados em Lisboa. Convidado constante para festivais como professor e jurado).

Durante os dias 01, 02, 03 ,04 e 05 de julho de 2015, acontecerá a Abertura Oficial e Mostra de Dança do Fendafor. A Abertura do evento será no Hall do Teatro e contará com a participação de bailarinos de todas as escolas e grupos de Fortaleza dançando todos juntos um trabalho feito pela coreógrafa Atenita Caira (Diretora Artística e coreógrafa da Escola de Ballet Janne Ruth e diretora de programação do Fendafor). Logo mais teremos a Abertura Oficial no jardim do teatro e no palco principal acontecerá a Gala de Abertura com grupos e convidados especiais Dentre eles: Virtual Companhia de Dança de São José do Rio Preto/SP, Centro Coreográfico Leandro Netto/CE, Jaime Aroxa e Monique Marculano/RJ, Cia. Gelsey Kirkiland/NY – EUA, Everardo Freitas e Lívia Castro/CE, Liana Vasconcelos e Alef Albert/RJ, Sandro Fernandes e Melissa Cristina/RJ, Denis Pereira e Mariana Pena/SP, Cícero Gomes e Karen Mesquita/RJ, BCAD Cia de Dança/CE, Cia Desconexo/CE, Grupo Ritmo Sou’to/CE, Academia Vera Passos/CE, Grupo Endance de Ipatinga Minas Gerais/MG, Ribalta Companhia de Dança/PA, Escola de Ballet Wirtz/CE, Cia de Dança Adriel Rocha/CE, Decidedly Jazz Danceworks/Calgary – Canadá, Núcleo de Dança Sem Palavras/CE, Escola de Dança Alex Amorim/CE e In Duo Companhia de Dança/CE.

Nos dias de Mostra de Dança de convidados também teremos a Mostra de Dança Prólogo, onde grupos amadores e semi-profissionais ganham o palco e entram em cena, seguidos de grupos e companhias profissionais na Mostra de Dança Avançada. No dia 04 de julho dar-se lugar a Mostra de Dança mais fofa do festival: a Mostra Infanto-Juvenil, onde crianças e adolescentes enchem o palco de fofura mostrando que a dança no Ceará terá futuro garantido. No último dia de festival teremos apresentações de grupos e convidados especiais como: Studio de Dança Sandra Veloso/CE, Cia Stigma/CE, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza/CE,  Cia do Teatro Alberto Maranhão/RN e Cia. Kurtheater Baden Inder Schweiz/Suiça.

Em seguida acontecerá a Gala de Encerramento com apresentações dos primeiros colocados na Mostra Competitiva e entrega de premiações. Além das premiações em dinheiro, os campeões e destaques receberão premiações especiais, bolsa para cursos nacionais e internacionais, seleção para dançar como convidado no Festival Internacional de Dança do CBDD – Conselho Brasileiro de Dança do Rio de Janeiro pela Delegada do CBDD Gisela Vaz e indicação para o VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition-New York em maio de 2016.

Cris Jucá
Bailarina formada pela escola de Ballet Janne Ruth, coreógrafa, professora de Ballet clássico, Contemporâneo e Alongamento e flexibilidade, Coordenadora Artística da ONG BCAD. Formanda em Educação Física na Universidade Estácio Fic, iniciou seus estudos em dança aos cinco anos de idade e permanece até hoje envolvida no mundo da dança. Participou de vários festivais e tournées dentro e fora do Brasil. Passou pela Escola de ballet Sandra Chavante, Grupo de Dança do Colégio Militar, Corpo de baile do BCAD e Cia de Dança Janne Ruth. Atualmente é bailarina do Studio de Dança Mainara Albuquerque em Fortaleza (Ceará).

DÊ SUA OPINIÃO