Então foi Natal. E o que você fez foi se reunir com pessoas queridas e renovar as esperanças. Esse momento é essencial pra sua vida em diversos aspectos e, acredite, pro seu negócio também.

No último artigo, falamos sobre a importância da pausa de fim de ano pra recarregar as baterias. Hoje, vamos usar as energias renovadas pra sonhar com o próximo ano.

A receita é bem simples. Você vai precisar de:

  • papel,
  • caneta,
  • post-its coloridos,
  • um calendário do ano que vem,
  • todos os sonhos que você ainda não realizou.

Vamos botar a mão na massa?

ORGANIZE-SE

Estabeleça um período de atuação (e isso vai depender da sua maneira de trabalhar e de como você organiza seu tempo e suas ações). Faça um calendário (mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual) com o intervalo que você precisa pra se planejar.

Cole o calendário na parede.

Não sabe onde arrumar um calendário? Jogue “printable planner 2016” no Google ou no Pinterest e vão aparecer vários, como esse aqui.

FAÇA O MÁXIMO DE LISTAS QUE PUDER

Nunca vou me cansar de repetir que listas são as melhores amigas dos empreendedores.

Faça uma lista com planos, metas, objetivos e sonhos a curto, médio e longo prazo. Ações que você gostaria de fazer, produtos que gostaria de lançar, premiações a que deseja concorrer, tudo. Se puder, faça cada lista com uma cor diferente.

Quer um exemplo? Meu planejamento pro Tag inclui o seguinte:

  • comprar alguns livros sobre empreendedorismo (curto prazo);
  • fazer resenha desses livros (curto prazo);
  • disponibilizar printables sobre empreendedorismo pra nossa página de downloads (médio prazo);
  • participar de eventos de empreendedorismo (médio prazo);
  • fazer coaching (longo prazo);

Cada um desses itens demanda um processo diferente do outro. Portanto, cada um tem sua própria escala de prioridades e prazo pra ser cumprido. Perceba que alguns são planos e outros são sonhos. Os sonhos devem estar na lista também, pois escrevê-los é uma forma de começar a materializá-los.

PREENCHA O CALENDÁRIO COM POST-ITS

Pra cada objetivo, são necessários um processo e um prazo diferentes, certo? Cada item da lista tem uma cor, certo? Ótimo, agora os post-its coloridos vão entrar em ação!

Estabeleça prazos pra cumprir cada objetivo. Uma semana. Duas. Um mês. 3 dias. Cada objetivo vai demandar uma meta. Planeje-se a partir de agora para cumprir todas.

Coloque suas metas no calendário. Use post-its. Alguns planos podem mudar durante o caminho.

MANTENHA O CALENDÁRIO VISÍVEL

Organize seu escritório (serve home office também) pra começar o ano com tudo novo. Não precisa redecorar tudo, mas deixar por perto aquele material que você sempre usa, ter um quadro de avisos em cima do pc, um calendário de mesa, espaço pra um moodboard e pro seu novo calendário de planejamento vai te ajudar a ter mais gás nesse novo começo.

Se você trabalha em equipe, deixe seu calendário num lugar em que todos possam ver. Aliás, construa esse calendário em equipe. Vai tornar seus colaboradores muito mais produtivos, todos vão se sentir importantes pro projeto e o espírito de equipe vai falar mais alto na hora de tomarem decisões.

NÃO TENHA MEDO DE SONHAR

Os sonhos, afinal, que te trouxeram ao empreendedorismo. Então mantenha a chama acesa, ainda mais nessa época de renovar as esperanças. Esse é o motor que o seu negócio precisa. Não tenha medo de sonhar alto. É pra isso que você foi feito.

Feliz ano novo!

Foto: Juliana Turano

Quer receber mais conteúdo? Cadastre-se no nosso Clube de Cultura
Renata Coelho Soares de Mello
Produtora cultural. Fotógrafa. Metida a poetisa. Exploradora. Curiosa. Criativa. Renata é daquelas que faz tudoaomesmotempoagora. Uma de suas maiores paixões é cair no mundo. Aproveita suas viagens pra absorver outras culturas e aprender como as pessoas se relacionam com suas cidades. Formada em Produção Cultural pela UFF, atuou em diversos segmentos até descobrir que seu caminho era empreender. Hoje, pós-graduanda em Turismo na UFF (sua segunda casa), está à frente do projeto Explore Niterói e vai compartilhar um pouco das suas pesquisas sobre turismo cultural, cidades e pessoas. Prontos pra fazer as malas?

DÊ SUA OPINIÃO