Separamos 6 e-books que possuem a Cultura como tema e que estão disponibilizados para download gratuito. Confira:

1 – Conflitos Culturais: Como resolver? Como conviver?

Recém divulgado pelo Ministério da Cultura, o livro é organizado pelo Prof. Dr. Francisco Humberto Cunha Filho e reúne os artigos apresentados e defendidos durante o IV Encontro Internacional de Direitos Culturais. O encontro foi realizado em outubro de 2015, em Fortaleza, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A coletânea é composta por oito livros: Direitos Autorais e Conexos; Patrimônio Cultural; Direito, Políticas, Economia e Fomento à Cultura; Direito e Cultura; Direitos Culturais e Transversalidades; Direitos Culturais e Constituição; Direitos Culturais, Memória e Verdade; e Conflitos Culturais.

Download, clique aqui 

2 – Políticas Culturais no Governo Dilma

O livro foi publicado pela EDUFBA, Editora da Universidade Federal da Bahia, fazendo parte da “Coleção Cult” e disponibilizado, também, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Organizado por Albino Rubim, Lia Calabre a Alexandre Barbalho, “Políticas culturais no Governo Dilma” tem como objetivo analisar e avaliar as políticas culturais empreendidas no primeiro mandato do seu governo através das ministras Ana de Hollanda (2011-2012) e Marta Suplicy (2012-2014).

Download, clique aqui. 

3 – Brazilian Identities

Em inglês, contém diversos artigos que tratam sobre a sociedade brasileira em pontos cruciais e seus dilemas, analisados a partir da sociologia. A publicação é patrocinada pela Unesp.

Download, clique aqui.

4 – História e Cinema

Professor na rede municipal de São Paulo, Enio de Freitas perguntava-se como o cinema poderia contribuir para enriquecer suas aulas de História. Freitas constrói a teoria por meio da análise de textos históricos e atuais que remetem à aplicação do cinema, e também da arte, na educação brasileira.

A análise tem início nos anos 1930, durante a Era Vargas e a Escola Nova, e mostra as forças que procuravam controlar a educação no país, entendida então como uma questão político-social, e as implicações de um projeto de cinema educativo como “veículo de aprendizagem” e propagador de uma “cultura nacional”. Passando pelo período da ditadura e chegando ao governo de Fernando Henrique Cardoso, onde percebe o cinema como ferramenta de ensino, de acordo com as possibilidades abertas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) publicados em 1998.

Download, clique aqui. 

5 – Políticas Culturais: olhares e contextos

Organizado por Lia Calabre o livro é composto pelas apresentações realizadas no Seminário Internacional de Políticas Culturais nos anos 2013 e 2014, no Rio de Janeiro.

Apresenta os desafios, problemáticas e ações para implementação de políticas culturais na América Latina e na Espanha. Além da construção de planos e pontos de cultura no Brasil.

Download, clique aqui.

6 – Políticas Culturais: informações, territórios e economia criativa

O livro trata das questões que envolvem a elaboração de políticas culturais, territórios e economia criativa, como a lógica e as problemáticas em torno dos megaeventos, a quantificação do consumo cultural, as práticas culturais e sua territorialização e o processo de planejamento regional. Políticas Culturais é dividido em duas partes, em que professores e especialistas avaliam os temas aplicados em contextos e locais diferentes.

Download, clique aqui.

Quer receber mais conteúdo? Cadastre-se no nosso Clube de Cultura

DÊ SUA OPINIÃO