Os famosos ovos de páscoa estão espalhados por todas as mídias. Conhecidos como Easter Eggs, esses segredos ficam escondidos em cantos e detalhes de filmes e nos meios digitais. Sem confundir com mensagens subliminar, eles fazem parte de um jogo de esconde-esconde para que o espectador seja mais atento e capaz de descobrir seus segredos. Algumas obras de arte ainda passam por esse processo.

Como seus artistas já faleceram ou não deixaram documentos sobre seus segredos, muitos easter eggs se tornam especulações e trazem bastante dúvida no campo da arte. Para aguçar mais ainda nossos olhos selecionei alguns dos mais intrigantes.

 

1. Leonardo Da Vinci – Música escondida na Última Ceia

5

Um dos artistas mais controversos e instigadores da história da arte, Da Vinci tem poucas obras e todas detêm segredos e mistérios. Um dos que envolvem mais curiosidades é a Última Ceia. Obra bastante explorada no livro de Dan Brown, O Código Da Vinci, trouxe novas questões e um segredo perturbador. Através da descoberta de um músico clássico, ele afirma que existe uma partitura escondida na obra. Ao juntar os pães dispostos na mesa e as mãos dos apóstolos, ele encontrou uma sequência musical perfeita. Para ouvir a música ele pensou como Da Vinci e leu de trás para frente. Bizarro mas um pouco lógico se pensarmos através da mente de Leonardo Da Vinci.

6

 

 

2. Leonardo Da Vinci – As várias Mona Lisa

Mona_Lisa,_by_Leonardo_da_Vinci,_from_C2RMF_retouched

Novas descobertas afirmam que a pintura tem pelo menos mais duas camadas de tintas com três retratos diferentes! Ao que parece, Da Vinci pintou por cima e alterou o rosto original da modelo para colocar outro. Não há como afirmar qual é o rosto original, o que se torna interessante é como o processo do artista muda. Ele sempre foi bastante inseguro e cheio de dúvidas como a obra final deveria ficar.

monanew-625115

 

3. Escola de Atenas

image002

Uma coincidência, ou não, no mundo da música é a capa do álbum do Guns’n’Roses intitulado ‘Use Your Illusion’. Com o detalhe da obra Escola de Atenas de Raphael, pode-se parecer pouco ao pensar que foi só uma homenagem. Só que não seria só isso, o curioso está na história, a democracia chinesa aconteceu na era do Renascimento! (época em que o quadro de Raphael foi pintado) Easter Egg ou mensagem subliminar é bom estar atento, como dito na música: ”When your Great Wall rocks, blame yourself…”

4

 

4. Netherlandish Proverbs de Pieter Bruegel

9

Muito controverso em vida e em obra também, Bruegel deixou alguns segredos e um belo jogo de ‘Onde está Wally?’ nesse quadro (risos). Isso mesmo, encontramos vários personagens mostrando a bunda, seja abaixando as calças ou expondo na janela. Um belo jogo é descobrir quantos estão mostrando o bumbum de fato.12

 

5. Autorretrato em Golias e em Dionísio

david-with-the-head-of-goliath-1610-2Um dos temas mais comuns na Arte: os retratos de artistas são famosos como os de Van Gogh, Picasso e Durer. Diferente de seus colegas, Caravaggio muitas vezes se colocava em situações diversas e estranhas para estar retratado. Dois exemplos que temos é a sua cabeça cortada por Davi sendo ele representado como Golias. Na outra tela o retrato só foi descoberto através de várias camadas de luz. Encontraram uma figura segurando um pincel boiando na garrafa de vinho. Em detalhe dá para ver o rosto de Caravaggio representado nessa figura.

3

2

 

6. Eles existem em Domenico Ghirlandaio

1

Nem tenho muito o que expor aqui, ao olhar a tela podemos ver sim um ovni. Não se sabe qual o motivo daquela representação na tela mas a similaridade com uma nave alienígena é absurda! Mesmo se pensarmos em se tratar de alguma iconografia religiosa da época a semelhança com um ovni é nítida.
7

Aldene Rocha
Nascido como um artista bastardo e um eterno aprendiz, se formou em belas artes por uma paixão de menino e seguiu levando ela até o além. Desenvolve trabalhos artísticos em diferentes mídias como vídeo, modificações em jogos eletrônicos, fotografias, instalações e intervenções urbanas. Participou de exposições coletivas e foca a sua pesquisa nas novas mídias aliada à teoria do cinema, na fotografia e na arte contemporânea. Mesmo não parecendo, curte uma praia e joga videogame nas horas vagas.

DÊ SUA OPINIÃO