Em exatamente um mês será véspera de Natal e diversas empresas já estão com suas campanhas de vendas circulando para um dos períodos mais rentáveis do ano. Cada ano se tem a sensação que a decoração de natal das redes varejistas e o comercial da Leader Magazine estão chegando mais cedo do que o esperado.  Não é à toa! Estendendo-se as preparações para o Natal podemos aumentar o consumo e o rendimento. Em vez de gastar parte dos salários de novembro, dezembro e 13º com os presentes dos familiares, porque também não usar o de outubro?

Stop-premature-christmas-decoratingits-october-get-out

“Na contramão do incentivo ao consumo” com comerciais de produtos e preços, algumas empresas acabam por nos lembrar de quais são os reais sentimentos e ações que deveríamos enaltecer. A frase vai entre aspas porque é justamente por exibirem comerciais fofos, que você vai querer gastar seu dinheirinho lá! (na teoria). Mas não dá pra negar que, de fato, nos trazem à tona a pureza que a época exala e que são filmes emocionantes!

Pensando nisso, vamos listar os 10 comerciais recentes de natal que vão fazer ninjas cortadores de cebola aparecem do seu lado te fazendo derrubar lágrimas. Você vai reparar que a maioria é do Reino Unido, mas foi pura coincidência no resultado da pesquisa.

O rei dos comerciais da Natal, John Lewis – uma loja de departamentos do Reino Unido que nos últimos anos vem gastando uma boa quantia de dinheiro e criatividade para emocionar as pessoas – merece não apenas uma, mas pelo menos 3 menções na nossa lista.

1. John Lewis – Man on the Moon (2015)

2. John Lewis – The Penguin (2014)

3. John Lewis – The Bear & The Hare (2013)

A Coca-Cola não faz campanhas valorizando os sentimentos apenas no final do ano, a companhia passa o ano inteiro falando para você “abrir/compartilhar felicidade/Coca-Cola”. Logo, o comercial do Natal não poderia vir se não seguindo a mesma linha.

4. Coca-Cola (2015)

Esse comercial é da Espanha. Em época de renovação das esperanças, porque não apostar na felicidade do ser humano, além do prêmio da loteria?

5. Lotería Nacional – Justino (2015)

Sainsbury’s é uma rede de supermercados do Reino Unido. Você deve se lembrar dele pela história da cartinha de uma criança que viralizou na internet. O legal do comercial deste ano é que eles irão vender artigos do gatinho Mog para doar o dinheiro arrecado para instituições de caridade.

6. Sainsbury’s – Mog’s Christmas Calamity (2015)

7. Sainsbury’s – A time for sharing (2014)

Pra mim, esse comercial da maior varejista de brinquedos dos Estados Unidos peca por um detalhe, deixa a entender no final que você sempre irá receber algo em troca quando fizer uma boa ação por outra pessoa.

8. Toys’R’Us (2015)

O supermercado Waitrose faz parte da mesma companhia que a John Lewis, mas isso não significa que eles possuem a mesma tática em suas campanhas de comunicação. O filmes abaixo não é para se emocionar, mas acabou sendo inovador e inspirador.

9. Waitrose (2012)

Por fim, temos a farmácia Boots da Irlanda, lembrando os pequenos esforços que temos que fazer para estarmos com as pessoas que nos são especiais.

10. Boots (2014)

BÔNUS – O Grinch

A Harvey Nichols definitivamente é o Grinch dos comerciais de natal, já que nos últimos anos tem apostado em campanhas que incentivam o individualismo e a olhar para você mesmo em vez do coletivo. O filme abaixo pega tudo o que você tanto preza no natal, samba em cima e depois joga no lixo. A campanha é de 2013 e intitulada: Sorry, I spent it on myself (Desculpe, eu gastei comigo mesmo).

O mais “chocante” é que foi um sucesso! Será que as pessoas compraram para brincar com os familiares ou só acabou nesse presentinho mesmo? Reparem que ela não promove a troca de presentes tosco para celebrar a união e a presença das pessoas em si. É o puro prazer de gastar dinheiro com você mesmo e deixar os outros pra lá.

 

Quer receber mais conteúdo? Cadastre-se no nosso Clube de Cultura

Juliana Turano
Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Idealizadora e gestora do site TagCultural e projetos derivados, trabalhou como produtora de importantes empresas como Grupo Editorial Record, Espaço Cultural Escola Sesc e Rock in Rio, nas edições de Lisboa 2012 e Brasil 2013. Megalomaníaca, criativa, entusiasta da música e do ballet clássico, não perde um espetáculo de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou um festival de música legal. Adora viajar e aproveita suas viagens para assistir espetáculos de importantes companhias como do Royal Opera House e New York City Ballet. Também aproveita para comparar o desenvolvimento cultural de outros países com o do Brasil e sonha que seu país se desenvolva mais nesse campo.

DÊ SUA OPINIÃO